EU ERA A CARNE, E AGORA, SOU A PRÓPRIA NAVALHA – PESQUISAS VISCERAIS EM ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38939Resumo
Resumo: O artigo surge nos atravessamentos entre duas pesquisas
mergulhadas no cotidiano de escolas públicas em periferias do Estado do
Rio de Janeiro. Nosso desafio foi problematizar as questões atuais para a
escola e a formação de professores, segundo a perspectiva da
pluridimensionalidade: a dimensão técnica e metodológica, a dimensão
teórico-epistemológica e a dimensão político-social. Há, ainda, a
emergência do conceito de pesquisadores e pesquisas viscerais a partir
das experiências de quem viveu na própria carne as problemáticas
estudadas.
Palavras-chave: Alfabetização, classe popular, pesquisas viscerais e
violências.
Abstract: The article appears in the crossings between two searches
dipped in everyday public school in the outskirts of the State of Rio de
Janeiro. Our challenge was to discuss the current issues for the school
and teacher education from the perspective of multidimensionality:
technical and methodological dimension, the theoretical-epistemological
dimension and the socio-political dimension. There is also the emergence
of the concept of visceral researchers and research from the experiences
of those who lived in their own flesh the studied.
Key words: literacy, popular classes, visceral researches and violence’s
context.
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