MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA A INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA PERSPECTIVA DA SURDEZ
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i21.38941Resumo
RESUMO: O uso de estratégias didáticas na área de imunologia atua
como um conjunto de instrumentos facilitadores do acesso ao
conhecimento. Neste contexto, o nosso objetivo foi produzir materiais
didáticos de baixo custo ou reciclados para abordar esta área de forma
inclusiva na perspectiva da surdez. Os produtos foram testados com 11
surdos de um curso técnico em Análises Clínicas, observando-se a
adequabilidade para o ensino deste público. Considerando que o
processo educativo inclusivo de surdos deve permitir seu acesso pleno
ao conhecimento, este trabalho ressalta a necessidade de produção de
materiais educacionais e formação continuada para os que lidam com
este público.
Palavras-chaves: material didático especializado; educação inclusiva;
ensino de imunologia.
ABSTRACT: The use of teaching strategies in immunology acts as a set of
tools to facilitate the access to knowledge. In this context, our goal was
to produce educational materials of low cost or recycled to address this
area in an inclusive manner in view of deafness. The products were
tested with 11 deaf students of a technical course in Clinical Analysis,
observing the suitability for teaching this audience. Considering that the
inclusive education process should allow deaf’s full access to
knowledge, this work highlights the need to produce educational
materials and continuing education for those dealing with this audience.
Keywords: specialized didactic material; inclusive education; teaching
immunology.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Elenilde Maria dos Santos Torres, Fátima Gomes, Cristina Maria Carvalho Delou, Helena Carla Castro, Luiz Anastácio Alves, Ruth Maria Marian, Bruno Cezário da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).