COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: DE QUE LADO VOCÊ SAMBA?
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i13.38955Resumo
Estas reflexões foram elaboradas por ocasião de um debate acerca das cotas as universidades públicas promovido pelo Projeto Conexões de Saberes, desenvolvido pela SECAD/MEC e inculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . A provocação que deveria nortear as reflexões dos professes convidados para o debate em 2007 era: as cotas para as minorias, de que lado você samba? Este debate foi organizado no momento em que as discussões acerca do regime de cotas se intensificaram na UFES e sua regulamentação seria definida pelos conselhos superiores desta IFES. Como na maioria das universidades públicas brasileiras, a instituição do regime de cotas se efetua em meio a várias polêmicas e debates acirrados.
O que se pode perceber é que a oposição ao estabelecimento do regime de cotas reúne parte dos professores e estudantes universitários, alunos e professores das escolas de ensino médio da rede privada, e até mesmo alunos e professores de escolas de ensino médio da rede pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ana Lúcia C. Heckert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).