QUESTÃO RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES EM TORNO DE PROCESSOS SUTIS DE REPRODUÇÃO E DE SUPERAÇÃO DO RACISMO EM MEMÓRIAS, IMAGENS E NARRATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39007Resumo
Apesar do discurso de respeito às diferenças na escola, nossas pesquisas
indicam que a memória racista que a impregna constitui ainda barreira ao
processo de implementação da lei 10639/2003. Essa memória tem sido
reforçada por imagens e narrativas que trazem uma visão negativa de
negritude. Porém, há indícios de que ela está sendo fraturada, embora ainda
com pouca visibilidade da pesquisa no Amapá. Compreender esse processo é o
objetivo deste texto.
Palavras-chave: Desigualdade; diferença; racismo; movimentos instituintes
Abstract
Despite the speech of respect of differences in school, our researches show that
the racist´s memory that impregnates it still constitute an obstacle to the
process of implementing the law 10639/2003. This memory has been
reinforced by images and narratives that bring a negative view of being black.
However, you have signs that it is being fractured, although with little visibility
in researches in Amapa. To understand this process is the objective of this text.
Keywords: Inequality; diference; racism; institutive movements
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Copyright (c) 2014 Eugenia da Luz Silva Foster
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