MÃOS NA MASSA, BUSCANDO RAÍZES E ALVORADAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39008Resumo
O texto problematiza a formação humana e políticas que lhe dão suporte.
Interconecta narrativas de diferentes grupos sociais de idosos – que, ou estão
alojados em uma instituição pública de recolhimento, ou são moradores de rua,
ou, ainda, participam de ações pedagógicas comunitárias – com grupos que
constituem instituições formais de educação pública. Os dados coletados se
cruzam com a teoria em uma ampla relação entre pensadores da educação e da
política. Tem como foco o compartilhamento de confluências e dispersões com
que os mecanismos de exclusão e/ ou inclusão destituem e/ou restituem a
capacidade de avaliação, de escolha e de autonomia desses grupos e sujeitos.
Palavras- chave: educação; idoso; memória; inclusão/exclusão.
Summary
The text brings out problems of human development and politics that give it
support. It inter-connects accounts of different social groups of old people –
who are either housed in a public care institution, or are street dwellers, or yet
who take part in community action in public education – with groups made up
of formal institutions of public education. Collected data is confronted with
theory in a far reaching relationship between experts in education and politics.
The focus is sharing agreements as well as oppositions with regard to how
exclusion and/or inclusion eliminate and/or enhance the capacity of evaluation,
choice and autonomous being of such groups and individuals.
Key words: education; old; remembrances; inclusion/exclusion.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Isabel Noemi Campos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).