MÃOS NA MASSA, BUSCANDO RAÍZES E ALVORADAS

Autores

  • Isabel Noemi Campos Reis UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39008

Resumo

 

O texto problematiza a formação humana e políticas que lhe dão suporte.
Interconecta narrativas de diferentes grupos sociais de idosos – que, ou estão
alojados em uma instituição pública de recolhimento, ou são moradores de rua,
ou, ainda, participam de ações pedagógicas comunitárias – com grupos que
constituem instituições formais de educação pública. Os dados coletados se
cruzam com a teoria em uma ampla relação entre pensadores da educação e da
política. Tem como foco o compartilhamento de confluências e dispersões com
que os mecanismos de exclusão e/ ou inclusão destituem e/ou restituem a
capacidade de avaliação, de escolha e de autonomia desses grupos e sujeitos.


Palavras- chave: educação; idoso; memória; inclusão/exclusão.


Summary
The text brings out problems of human development and politics that give it
support. It inter-connects accounts of different social groups of old people –
who are either housed in a public care institution, or are street dwellers, or yet
who take part in community action in public education – with groups made up
of formal institutions of public education. Collected data is confronted with
theory in a far reaching relationship between experts in education and politics.
The focus is sharing agreements as well as oppositions with regard to how
exclusion and/or inclusion eliminate and/or enhance the capacity of evaluation,
choice and autonomous being of such groups and individuals.


Key words: education; old; remembrances; inclusion/exclusion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Reis, I. N. C. (2012). MÃOS NA MASSA, BUSCANDO RAÍZES E ALVORADAS. RevistAleph, (18). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39008