REPENSANDO O SENTIDO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE UMA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Margarida de Andrade Serra
  • Paula M. de Andrade
  • Gil Ferreira de Noronha
  • Juliana Lima Costa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i14.39017

Resumo

O MEC exigiu na última reforma curricular que os cursos de graduação tivessem formas de avaliação pedagógica do currículo implantado, como também, das produções do corpo docente e do corpo discente de cada curso; todas as três avaliações devendo ser metodologicamente explícitas e criteriosamente sustentáveis. A Coordenação do curso de psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pela sua complexidade e tamanho de seu curso, se viu diante de uma tarefa difícil já que o próprio termo ‘pedagógico’ parecia impor limites na confecção de parâmetros avaliativos quaisquer que fossem. Mas, percebeu que poderia criar uma forma de avaliação dinâmica que espelharia a qualidade de sua política de aceitação das diferenças, do estímulo ao novo, do fortalecimento dos discursos instigantes e provocadores do pensamento científico. Com esta finalidade, criou esta Comissão. Porém, desconhecíamos uma forma prática e organizada de avaliação dinâmica. Com este propósito, foi aberto um espaço anual de experiências avaliativas denominado Semana Pedagógica do Curso de Psicologia. E, nesta busca pela criação de uma avaliação dinâmica, já foram realizadas três Semanas.

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Publicado

2014-07-02

Como Citar

Serra, M. de A., Andrade, P. M. de, Noronha, G. F. de, & Costa, J. L. (2014). REPENSANDO O SENTIDO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE UMA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA. RevistAleph, (14). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i14.39017

Edição

Seção

Experiências Instituintes

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