Tecnologias em diálogos na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39028Palavras-chave:
Tecnologia, Diálogo, Formação Docente, Ciclos Educacionais,Resumo
Na formação docente se faz indispensável o diálogo entre as velhas e as novas tecnologias. Identificamos como tecnologia toda maneira de fazer que é construída pelo homem no sentido de melhorar a vida. No projeto As ‘artes de fazer’ a educação em ciclos as tecnologias educacionais tem sido apropriadas por nós visando ampliar os diálogos entre a UFF e as escolas. Estes acontecem por meio das interações no espaço escolar, por meio do Encontro das Memórias e Narrativas Docentes, da Sala de compartilhamento e do site Ciclos e Memórias Docentes. Objetivamos a produção, construção, divulgação e aprofundamento dos conhecimentos sobre os ciclos educacionais com licenciandos e professores da Educação Básica e da universidade. Buscamos por meio do site viabilizar o acesso à produção e divulgar conhecimentos gerados durante as ações deste projeto. Acontece anualmente o Encontro das Memórias e Narrativas Docentes onde os professores apresentam suas reflexões sobre as estratégias desenvolvidas nas escolas organizadas pedagogicamente em ciclos. A Sala de compartilhamento é um espaço semanal onde estudantes e professores trocam e aprofundam saberes e experiências. Acreditamos que as interlocuções são indispensáveis para a formação do professor e, consequentemente, gerar e divulgar inovações e experiências instituintes na educação. Apresentamos e analisamos aqui aspectos do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos de 2007 a 2010. Nossa produção dialoga com as reflexões de Michel de Certeau, Célia Linhares, Carlos R. Brandão, Nilda Alves, Paulo Freire, Pimenta entre outros. Apoiamo-nos na ideia de que as novas e velhas tecnologias devem se integrar como potentes caminhos para a sistematização de diálogos, de reflexões e de ações em busca da formação de um profissional docente que se identifica como sujeito reflexivo e agente da história.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rejany dos Santos Dominick

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




