Tecnologias em diálogos na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39028Parole chiave:
Tecnologia, Diálogo, Formação Docente, Ciclos Educacionais,Abstract
Na formação docente se faz indispensável o diálogo entre as velhas e as novas tecnologias. Identificamos como tecnologia toda maneira de fazer que é construída pelo homem no sentido de melhorar a vida. No projeto As ‘artes de fazer’ a educação em ciclos as tecnologias educacionais tem sido apropriadas por nós visando ampliar os diálogos entre a UFF e as escolas. Estes acontecem por meio das interações no espaço escolar, por meio do Encontro das Memórias e Narrativas Docentes, da Sala de compartilhamento e do site Ciclos e Memórias Docentes. Objetivamos a produção, construção, divulgação e aprofundamento dos conhecimentos sobre os ciclos educacionais com licenciandos e professores da Educação Básica e da universidade. Buscamos por meio do site viabilizar o acesso à produção e divulgar conhecimentos gerados durante as ações deste projeto. Acontece anualmente o Encontro das Memórias e Narrativas Docentes onde os professores apresentam suas reflexões sobre as estratégias desenvolvidas nas escolas organizadas pedagogicamente em ciclos. A Sala de compartilhamento é um espaço semanal onde estudantes e professores trocam e aprofundam saberes e experiências. Acreditamos que as interlocuções são indispensáveis para a formação do professor e, consequentemente, gerar e divulgar inovações e experiências instituintes na educação. Apresentamos e analisamos aqui aspectos do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos de 2007 a 2010. Nossa produção dialoga com as reflexões de Michel de Certeau, Célia Linhares, Carlos R. Brandão, Nilda Alves, Paulo Freire, Pimenta entre outros. Apoiamo-nos na ideia de que as novas e velhas tecnologias devem se integrar como potentes caminhos para a sistematização de diálogos, de reflexões e de ações em busca da formação de um profissional docente que se identifica como sujeito reflexivo e agente da história.Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Rejany dos Santos Dominick

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




