WEB 2.0 E A AULA DE CAMPO: UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39030Resumo
O presente artigo é síntese de um trabalho realizado como monografia de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de ciências - modalidade Biologia - da Universidade Federal Fluminense. O objetivo principal foi criar e avaliar a exeqüibilidade de uma estratégia de ensino em biologia, baseada na associação de dois importantes recursos educacionais: aulas de campo em ambientes naturais, e uma ferramenta da web 2.0, os webblogs. Estes recursos foram utilizados segundo uma abordagem que privilegia a aprendizagem ativa e colaborativa. Através da qualidade da participação e interação dos estudantes nas atividades realizadas, podemos concluir que a estratégia de ensino criada e experimentada, é exeqüível e atendeu com eficácia ao objetivo educacional, fundamentado em teorias interacionistas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Carlos Alexandre da Costa Porto, Claudia Marcia Borges Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).