WEB 2.0 E A AULA DE CAMPO: UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA

Authors

  • Carlos Alexandre da Costa Porto Author
  • Claudia Marcia Borges Barreto Author

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39030

Abstract

O presente artigo é síntese de um trabalho realizado como monografia de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de ciências - modalidade Biologia - da Universidade Federal Fluminense. O objetivo principal foi criar e avaliar a exeqüibilidade de uma estratégia de ensino em biologia, baseada na associação de dois importantes recursos educacionais: aulas de campo em ambientes naturais, e uma ferramenta da web 2.0, os webblogs. Estes recursos foram utilizados segundo uma abordagem que privilegia a aprendizagem ativa e colaborativa. Através da qualidade da participação e interação dos estudantes nas atividades realizadas, podemos concluir que a estratégia de ensino criada e experimentada, é exeqüível e atendeu com eficácia ao objetivo educacional, fundamentado em teorias interacionistas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-08-10

Issue

Section

Dossiê Temático

How to Cite

WEB 2.0 E A AULA DE CAMPO: UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA. (2011). RevistAleph, 15. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39030