WEB 2.0 E A AULA DE CAMPO: UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM ATIVA E COLABORATIVA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i15.39030Résumé
O presente artigo é síntese de um trabalho realizado como monografia de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de ciências - modalidade Biologia - da Universidade Federal Fluminense. O objetivo principal foi criar e avaliar a exeqüibilidade de uma estratégia de ensino em biologia, baseada na associação de dois importantes recursos educacionais: aulas de campo em ambientes naturais, e uma ferramenta da web 2.0, os webblogs. Estes recursos foram utilizados segundo uma abordagem que privilegia a aprendizagem ativa e colaborativa. Através da qualidade da participação e interação dos estudantes nas atividades realizadas, podemos concluir que a estratégia de ensino criada e experimentada, é exeqüível e atendeu com eficácia ao objetivo educacional, fundamentado em teorias interacionistas.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2014 Carlos Alexandre da Costa Porto, Claudia Marcia Borges Barreto
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).