APONTAMENTOS DE UM PERCURSO INICIAL EM "FILOSOFIA COM CRIANÇAS"
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i16.39048Resumo
RESUMO: Essa comunicação se constitui das experiências vivenciadas ao longo
de nosso projeto de pesquisa/extensão junto a uma escola pública em Angra
dos Reis, no qual buscamos suscitar entre crianças uma experiência filosófica
através da estética da arte como criação de sentidos para si e para o mundo.
Para tanto, utilizamos filmes, músicas, paisagens sonoras, pinturas, histórias,
contos, entre outros recursos que, na qualidade de dispositivos de políticas de
cognição inventivas, acionam estados difusos de pensamento, despertando
uma experiência do pensamento como acontecimento que emerge das relações
do encontro entre sujeito e os signos do mundo, na perspectiva de sua
autoformação. Nosso objetivo consiste em provocar a intercessão aberta e
fecunda entre Filosofia, Arte e Educação, fazendo uso dos sentidos, da palavra
dita e escrita, das imagens e do imaginário, como múltiplos possíveis para
diferentes formas de ler, escrever, sentir, pensar, criar e recriar o mundo.
Palavras-Chave: Infância - Filosofia - Acontecimento - Escuta Sensível –
Autoformação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Dagmar de Mello e Silva, Silmara Lidia Marton
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).