APONTAMENTOS DE UM PERCURSO INICIAL EM "FILOSOFIA COM CRIANÇAS"
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i16.39048Résumé
RESUMO: Essa comunicação se constitui das experiências vivenciadas ao longo
de nosso projeto de pesquisa/extensão junto a uma escola pública em Angra
dos Reis, no qual buscamos suscitar entre crianças uma experiência filosófica
através da estética da arte como criação de sentidos para si e para o mundo.
Para tanto, utilizamos filmes, músicas, paisagens sonoras, pinturas, histórias,
contos, entre outros recursos que, na qualidade de dispositivos de políticas de
cognição inventivas, acionam estados difusos de pensamento, despertando
uma experiência do pensamento como acontecimento que emerge das relações
do encontro entre sujeito e os signos do mundo, na perspectiva de sua
autoformação. Nosso objetivo consiste em provocar a intercessão aberta e
fecunda entre Filosofia, Arte e Educação, fazendo uso dos sentidos, da palavra
dita e escrita, das imagens e do imaginário, como múltiplos possíveis para
diferentes formas de ler, escrever, sentir, pensar, criar e recriar o mundo.
Palavras-Chave: Infância - Filosofia - Acontecimento - Escuta Sensível –
Autoformação
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(c) Tous droits réservés Dagmar de Mello e Silva, Silmara Lidia Marton 2014
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