VIDA NO CAMPO, EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i19.39066Resumo
Resumo:
Ao pesquisarmos a reorganização do conselho escolar, numa escola do
campo, priorizamos os encontros não somente nos espaços e tempos
formais da escola. O conselho escolar era algo com pouca importância
e impacto na comunidade. Os motivos devem-se ao próprio modelo
burocrático e descontextualizado como foi proposto. Contudo,
diversas ações difusas foram promovidas pelos pais/responsáveis no
sentido de mudarem a perspectiva de organização. Concluímos que
seria preciso uma redefinição do paradigma de gestão a partir das
experiências comunitárias de valorização do público.
Palavras chave: democracia, gestão participativa, conselho escolar e
educação no campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 André Antunes Martins, Rondinelli de Oliveira Santos, Alcione de Lima Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).