EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Andrea Cardoso Reis
  • Pablo de Vargas Guimarães
  • Célia Maria Lira Jannuzzi

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39100

Resumo

Este artigo narra experiências no âmbito de um projeto PIBID-CAPES. As
experiências ocorreram na interface ensino, pesquisa e extensão em uma
escola no interior do estado do Rio de Janeiro. Buscávamos a compreensão do
cotidiano que envolve a vida da e na escola. Vivenciávamos a prática
pedagógica partindo do rompimento de cadeias disciplinares tanto no espaço
acadêmico quanto escolar. A partir de observações do cotidiano escolar e
construção de projetos de trabalho, um currículo rizomático instituia-se.
Educadores e crianças aprendiam juntos. Rompia-se uma hierarquia de
saberes e lógicas lineares reproduzidas no processo educativo. As crianças
revelavam suas próprias lógicas do aprender e do ensinar e eram elas que
avaliavam os adultos nas suas brincadeiras.

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Publicado

2015-07-21

Como Citar

Reis, A. C., Guimarães, P. de V., & Jannuzzi, C. M. L. (2015). EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS. RevistAleph, (23). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39100