EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39100Resumo
Este artigo narra experiências no âmbito de um projeto PIBID-CAPES. As
experiências ocorreram na interface ensino, pesquisa e extensão em uma
escola no interior do estado do Rio de Janeiro. Buscávamos a compreensão do
cotidiano que envolve a vida da e na escola. Vivenciávamos a prática
pedagógica partindo do rompimento de cadeias disciplinares tanto no espaço
acadêmico quanto escolar. A partir de observações do cotidiano escolar e
construção de projetos de trabalho, um currículo rizomático instituia-se.
Educadores e crianças aprendiam juntos. Rompia-se uma hierarquia de
saberes e lógicas lineares reproduzidas no processo educativo. As crianças
revelavam suas próprias lógicas do aprender e do ensinar e eram elas que
avaliavam os adultos nas suas brincadeiras.
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Copyright (c) 2015 Andrea Cardoso Reis, Pablo de Vargas Guimarães, Célia Maria Lira Jannuzzi

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