O SOFTWARE ALFABETIZAÇÃO FÔNICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39103Resumo
No cenário da inclusão, intervenções baseadas em programas computacionais lúdicos têm se tornado poderosas ferramentas de ensino e aprendizagem. A pesquisa analisa a eficácia de uma intervenção psicopedagógica através do software Alfabetização Fônica no desempenho de sujeitos com deficiência intelectual nas competências de leitura. A abordagem teórico-metodológica se baseou num estudo de caso com o referencial da avaliação interativa. Após a intervenção, verificou-se avanços significativos nas dimensões Processos Léxicos e Sintáticos, assim como na consciência fonológica dos sujeitos. O incentivo à metacognição se desdobrou em processos de auto-regulação permitindo que os alunos mantivessem maior controle de suas ações durante a execução dos jogos eletrônicos e como tomada de consciência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cristina Lúcia Maia Coelho, Aimi Tanikawa de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).