FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POLÍTICAS E PRÁTICAS INSTITUINTES DE INCLUSÃO

Autores

  • Mônica Pereira dos Santos Autor
  • Mylene Cristina Santiago Autor
  • Sandra Cordeiro de Melo Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39106

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de investigações empreendidas no Observatório da Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro, inserido no Observatório Nacional da Educação Especial. Desde 2011, avaliamos os limites e possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais implementadas nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Nova Iguaçu, com a parceria de quatro universidades públicas. Apresentamos um mapeamento sobre o eixo formação de professores para inclusão escolar e a proposta do I Ciclo de Formação de Professores para a Inclusão, um desdobramento das reflexões suscitadas pelos professores nos encontros de 2012. O trabalho está fundamentado nos autores Booth, Ainscow e Morin. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando análise de conteúdo para tratar os dados. Os resultados revelam que a participação na pesquisa tem sido uma experiência enriquecedora, em relação à formação e troca de experiências em múltiplos contextos.

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Publicado

2015-07-21

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POLÍTICAS E PRÁTICAS INSTITUINTES DE INCLUSÃO. (2015). RevistAleph, 23. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i23.39106