VIGIAR, PUNIR E EDUCAR: O PROFESSOR/POLICIAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39113Resumo
O artigo analisa o discurso da prevenção ao crime, a partir das
práticas socioeducativas orientadas para crianças e jovens,
moradores de favelas cariocas, realizadas pelas Unidades de Polícia
Paciicadora, ferramenta da política de segurança do governo do
estado do Rio de Janeiro, gestão Sérgio Cabral. Analisamos as
matérias do jornal O Globo, entre os anos de 2007 e 2014 e
realizamos entrevistas com moradores da Favela do Cantagalo, RJ.
Percebemos a construção massiva da ideia da educação como
“arma” contra “o crime” e a mudança construída na imagem do
policial através da igura do “professor/policial”. Os projetos
socioeducativos realizados pelos policiais são abordados como uma
nova tecnologia que atua na perspectiva do controle social, da
normalização e da gestão da vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sharon Varjão Will, Maria de Fátima Costa de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).