AÇÕES INSTITUINTES: ABRINDO CAMINHOS PARA INCLUSÃO, DIVERSIDADE E RESPEITO

Autores

  • Iolanda da Costa da Silva
  • Rejany dos S. Dominick
  • Alessandra Martins Franco Mattos
  • Krýsthinna Franco Sepúlveda de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39116

Resumo

O texto tem como objetivo compartilhar nossa experiência,
aprendizagens e relexões sobre um projeto desenvolvido em uma
escola municipal de Niterói/RJ. Este iniciou-se como um caminho
para superar “brincadeiras” entre os escolares, mas constitui-se em
um trabalho voltado para a diversidade humana, o respeito ao
próximo e a superação de situações de violência. Iniciou-se após
percebermos entre os estudantes algumas ações que identiicamos
como bullying e tivemos como objetivos: perceber o que leva o
aluno à prática de bullying; descobrir quais metodologias e
tecnologias poderiam contribuir para trabalhar o respeito e o olhar
para além das diferenças humanas de uma forma instituinte.
Dialogamos com as metodologias de pesquisa interativas e a
interdisciplinaridade, o que nos possibilitou ações permeadas por
diálogos, por uma escuta sensível e por aprendizados que
contribuíram para potencialização das interações culturais e
subjetivas de todos os envolvidos.

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Publicado

2015-12-10

Como Citar

da Silva, I. da C., Dominick, R. dos S., Franco Mattos, A. M., & Abreu, K. F. S. de. (2015). AÇÕES INSTITUINTES: ABRINDO CAMINHOS PARA INCLUSÃO, DIVERSIDADE E RESPEITO. RevistAleph, (24). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39116

Edição

Seção

Experiências Instituintes