AÇÕES INSTITUINTES: ABRINDO CAMINHOS PARA INCLUSÃO, DIVERSIDADE E RESPEITO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39116Resumo
O texto tem como objetivo compartilhar nossa experiência,
aprendizagens e relexões sobre um projeto desenvolvido em uma
escola municipal de Niterói/RJ. Este iniciou-se como um caminho
para superar “brincadeiras” entre os escolares, mas constitui-se em
um trabalho voltado para a diversidade humana, o respeito ao
próximo e a superação de situações de violência. Iniciou-se após
percebermos entre os estudantes algumas ações que identiicamos
como bullying e tivemos como objetivos: perceber o que leva o
aluno à prática de bullying; descobrir quais metodologias e
tecnologias poderiam contribuir para trabalhar o respeito e o olhar
para além das diferenças humanas de uma forma instituinte.
Dialogamos com as metodologias de pesquisa interativas e a
interdisciplinaridade, o que nos possibilitou ações permeadas por
diálogos, por uma escuta sensível e por aprendizados que
contribuíram para potencialização das interações culturais e
subjetivas de todos os envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Iolanda da Costa da Silva, Rejany dos S. Dominick, Alessandra Martins Franco Mattos, Krýsthinna Franco Sepúlveda de Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).