A JORNADA DAS LOMBRIGAS: ATIVIDADE LÚDICA SOBRE Ascaris lumbricoides, Linnaeus, 1758 PARA ALUNOS OUVINTES E SURDOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39117Resumo
A ascaridíase é uma doença cosmopolita, considerada uma das
verminoses mais comuns, provocada pelo Ascaris lumbricoides,
popularmente conhecido como lombriga. A diiculdade da
abordagem desse tema com alunos ouvintes, surdos e deicientes
auditivos, aliada à falta de recursos didáticos apropriados, têm
proporcionado problemas na compreensão e assimilação dos
conteúdos associados. O objetivo desse trabalho foi criar e aplicar
um jogo sobre o ciclo das lombrigas, com o propósito de orientar e
construir noções de educação sanitária e higiene pessoal,
contribuindo assim para o ensino-aprendizagem sobre o parasito A.
lumbricoides. Iiniciamos com um pré-teste sobre o tema da
pesquisa. Em seguida, apresentamos a aula correspondente e
imediatamente houve a aplicação do jogo. Por im, o pós-teste. Os
resultados indicam que os objetivos esperados foram atingidos,
proporcionando a construção do conhecimento sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Heloá Caramuru Carlos, Ruth Maria Mariani Braz, Suzete Araujo Oliveira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).