A PESQUISA SOBRE PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM PERSPECTIVA DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i25.39130Resumo
Resumo
A pesquisa sobre aspectos dos processos de produção do discurso
escrito na escola tem focalizado modos como crianças, jovens e adultos
vivenciam os processos e neles agem, aprendendo a ler e a escrever.
O objetivo do artigo é apresentar como temos encaminhado teóricometodologicamente
o trabalho de pesquisa, com base em estudos
da teoria da enunciação de Bakhtin. Associada à fundamentação em
Bakhtin, utilizamos o paradigma indiciário que nos permite revelar,
para além da superfície opaca do discurso, marcas culturais e sociais
que falam das histórias dos sujeitos cujos textos são estudados e das
situações de enunciação. A pesquisa obriga a enfrentar a materialidade
social do discurso no espaço da produção entre os sujeitos, sem perder
de vista o sistema, de um lado, e a criação, de outro.
Palavras-chave: Metodologia de pesquisa, aprendizagem, discurso
escrito
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cecilia M. A. Goulart, Adriana Santos da Mata, Angela Vidal Gonçalves, Maria Cristina Corais, Marta Lima de Souza, Andréa Pessôa dos Santos, Inez Helena Muniz Garcia, Lídia Maria Ferreira de Oliveira, Alessandra Honorata dos Santos Rocha, Alessandra Iguassú da Fonseca, Ana Lúcia Espíndola, Carla Sass, Claudia Cristina dos Santos Andrade, Érika Menezes de Jesus, Isabela Lemos da Costa Coutinho, Juliana Miranda Roifé, Luciane Pelágio Costa de Melo, Marcus Vinicius Borges Oliveira, Vanêsa Vieira Silva de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).