A METANARRATIVA E A RELAÇÃO INEXTRICÁVEL ENTRE OS MUNDOS DA VIDA E DA CULTURA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE BAKHTIN E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i25.39138Resumo
Resumo
A partir de nossa docência, nasce o projeto de um subgrupo de estudos
bakhtinianos da linguagem, filiado ao GEPEC – Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Continuada. Nele, temos desenvolvido nosso
conhecimento sobre a pesquisa narrativa como uma metodologia narrativa
de pesquisa em Educação. Foi este o contexto em que a “metanarrativa
bakhtiniana” surgiu: como um exercício autoformativo de compreensão
respondente e se tornou um instrumento narrativo de interpretação
dos dados. Problematizamos a cisão dos mundos da vida e da cultura a
partir do conflito epistemológico entre teoria e prática na esfera escolar.
Trazemos uma narrativa pedagógica e a respectiva metanarrativa em busca
de mostrar a potência desse instrumento para a formação de professores e
para as pesquisas em formação.
Palavras-chave: Formação docente, pesquisa narrativa, estudos
bakhtinianos, metanarrativa, produção de conhecimento
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Liana Arrais Serodio, Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz, Guilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Martins Proença, Marissol Prezotto, Nara Caetano Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).