A METANARRATIVA E A RELAÇÃO INEXTRICÁVEL ENTRE OS MUNDOS DA VIDA E DA CULTURA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE BAKHTIN E A EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Liana Arrais Serodio
  • Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz
  • Guilherme do Val Toledo Prado
  • Heloísa Helena Martins Proença
  • Marissol Prezotto
  • Nara Caetano Rodrigues

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i25.39138

Résumé

Resumo
A partir de nossa docência, nasce o projeto de um subgrupo de estudos
bakhtinianos da linguagem, filiado ao GEPEC – Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Continuada. Nele, temos desenvolvido nosso
conhecimento sobre a pesquisa narrativa como uma metodologia narrativa
de pesquisa em Educação. Foi este o contexto em que a “metanarrativa
bakhtiniana” surgiu: como um exercício autoformativo de compreensão
respondente e se tornou um instrumento narrativo de interpretação
dos dados. Problematizamos a cisão dos mundos da vida e da cultura a
partir do conflito epistemológico entre teoria e prática na esfera escolar.
Trazemos uma narrativa pedagógica e a respectiva metanarrativa em busca
de mostrar a potência desse instrumento para a formação de professores e
para as pesquisas em formação.


Palavras-chave: Formação docente, pesquisa narrativa, estudos
bakhtinianos, metanarrativa, produção de conhecimento

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Publiée

2016-05-31