A CIDADE COMO UM LIVRO DE ESPAÇOS: LENDO E PENSANDO A CIDADE COM A(S) INFÂNCIA(S) EM SÃO GONÇALO

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares
  • Cintia Larangeira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39148

Resumo

RESUMO
O presente texto busca um novo olhar sobre a relação entre o coletivo infantil e as possibilidades de estar e viver na cidade, aproximando a escola de Educação infantil aos diversos contextos passíveis de leitura quando pensamos o território como um “livro de espaços”. Recorrendo às diversas linguagens presentes na cidade, professores/as e crianças podem compartilhar outros modos de pensar e ampliar o olhar, buscando alternativas para uma alfabetização cidadã (TAVARES), que permita constituir e construir-se como parte do lugar, na busca da percepção da relação entre texto e contexto, complexificando o sentido da alfabetização para além do ato de decodificação da escrita. Buscando novos espaços que propiciem um horizonte democrático para a escola da infância, na qual os pequenos tenham garantido o seu direito de participação e o seu direito à cidade, incorporando sentido ao mundo que os cerca e que os será legado como herança.

Palavras – chave: Educação infantil, infância, direito à cidade, alfabetização

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Publicado

2016-08-06

Como Citar

Tavares, M. T. G., & Larangeira, C. (2016). A CIDADE COMO UM LIVRO DE ESPAÇOS: LENDO E PENSANDO A CIDADE COM A(S) INFÂNCIA(S) EM SÃO GONÇALO. RevistAleph, (26). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39148

Edição

Seção

Dossiê Temático