A CIDADE COMO UM LIVRO DE ESPAÇOS: LENDO E PENSANDO A CIDADE COM A(S) INFÂNCIA(S) EM SÃO GONÇALO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39148Résumé
RESUMO
O presente texto busca um novo olhar sobre a relação entre o coletivo infantil e as possibilidades de estar e viver na cidade, aproximando a escola de Educação infantil aos diversos contextos passíveis de leitura quando pensamos o território como um “livro de espaços”. Recorrendo às diversas linguagens presentes na cidade, professores/as e crianças podem compartilhar outros modos de pensar e ampliar o olhar, buscando alternativas para uma alfabetização cidadã (TAVARES), que permita constituir e construir-se como parte do lugar, na busca da percepção da relação entre texto e contexto, complexificando o sentido da alfabetização para além do ato de decodificação da escrita. Buscando novos espaços que propiciem um horizonte democrático para a escola da infância, na qual os pequenos tenham garantido o seu direito de participação e o seu direito à cidade, incorporando sentido ao mundo que os cerca e que os será legado como herança.
Palavras – chave: Educação infantil, infância, direito à cidade, alfabetização
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2016 Maria Tereza Goudard Tavares, Cintia Larangeira
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).