REGISTROS DA INFÂNCIA NOS MUROS DA ESCOLA: UM CONVITE AO OLHAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39151Resumo
RESUMO
Essa pesquisa buscou a partir da relação infância, arte e educação, reconhecer as vozes das crianças por meio de seus desenhos nos muros externos de uma escola. Buscou-se refletir sobre a experiência dessa instituição e compreender, junto às crianças, autoras dos desenhos, os significados das imagens expostas. O referencial teórico se pauta na sociologia da infância, recorrendo a Corsaro (2005), Sarmento (2004), Sirota (2001), Quinteiro (2005), Leite (2001), Gobbi (2002), Delgado e Müller (2004), dentre outros, que buscam possíveis respostas para entender o que dizem
as crianças sobre suas infâncias e culturas, compreendendo a infância e as crianças como atores sociais, que produzem culturas e que escrevem suas histórias.
Palavras-chave: Educação Infantil, arte e cultura, sociologia da infância, pesquisa
com crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Cecilia Machado Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).