REGISTROS DA INFÂNCIA NOS MUROS DA ESCOLA: UM CONVITE AO OLHAR

Auteurs

  • Ana Cecilia Machado Dias

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39151

Résumé

RESUMO
Essa pesquisa buscou a partir da relação infância, arte e educação, reconhecer as vozes das crianças por meio de seus desenhos nos muros externos de uma escola. Buscou-se refletir sobre a experiência dessa instituição e compreender, junto às crianças, autoras dos desenhos, os significados das imagens expostas. O referencial teórico se pauta na sociologia da infância, recorrendo a Corsaro (2005), Sarmento (2004), Sirota (2001), Quinteiro (2005), Leite (2001), Gobbi (2002), Delgado e Müller (2004), dentre outros, que buscam possíveis respostas para entender o que dizem
as crianças sobre suas infâncias e culturas, compreendendo a infância e as crianças como atores sociais, que produzem culturas e que escrevem suas histórias.

Palavras-chave: Educação Infantil, arte e cultura, sociologia da infância, pesquisa
com crianças.

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Publiée

2016-08-04

Numéro

Rubrique

Experiências Instituintes