O TRABAMAT COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA DIVERSIDADE E NA INCLUSÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DA EJA

Autores

  • Camila Matheus Rodrigues da Silva
  • Rejany dos Santos Dominick

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39152

Resumo

RESUMO
Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida para elaboração da dissertação de mestrado que teve como título “Vivências, análises e caminhos instituintes no ensino de Matemática na EJA: diversidade e inclusão em diálogo com as
tecnologias”, que foi executada no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense entre os anos de 2013/2015. O estudo buscou verificar se o lúdico, as tecnologias educacionais e as assistivas poderiam se articular para melhorar o aprendizado de Matemática em situações de educação na diversidade e na inclusão. Foram elaboradas estratégias de ensino contextualizadas, com atividades lúdicas articuladas aos conhecimentos matemáticos e às demandas de cada grupo. Tais atividades culminaram na construção de um jogo misto de tabuleiro com quebra-cabeça denominado TRABAMAT. O objetivo deste artigo é apresentar dados do estudo de mestrado que foi realizado com alunos da educação de jovens e adultos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, localizado em Niterói.
Palavras-chave: Matemática, EJA, diversidade e inclusão

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Silva, C. M. R. da, & Dominick, R. dos S. (2016). O TRABAMAT COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA DIVERSIDADE E NA INCLUSÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DA EJA. RevistAleph, (26). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39152

Edição

Seção

Experiências Instituintes