O TRABAMAT COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA DIVERSIDADE E NA INCLUSÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DA EJA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39152Résumé
RESUMO
Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida para elaboração da dissertação de mestrado que teve como título “Vivências, análises e caminhos instituintes no ensino de Matemática na EJA: diversidade e inclusão em diálogo com as
tecnologias”, que foi executada no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense entre os anos de 2013/2015. O estudo buscou verificar se o lúdico, as tecnologias educacionais e as assistivas poderiam se articular para melhorar o aprendizado de Matemática em situações de educação na diversidade e na inclusão. Foram elaboradas estratégias de ensino contextualizadas, com atividades lúdicas articuladas aos conhecimentos matemáticos e às demandas de cada grupo. Tais atividades culminaram na construção de um jogo misto de tabuleiro com quebra-cabeça denominado TRABAMAT. O objetivo deste artigo é apresentar dados do estudo de mestrado que foi realizado com alunos da educação de jovens e adultos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, localizado em Niterói.
Palavras-chave: Matemática, EJA, diversidade e inclusão
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2016 Camila Matheus Rodrigues da Silva, Rejany dos Santos Dominick
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).