TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

Autores

  • José Francisco Flores
  • João Bernardes da Rocha Filho

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39153

Resumo

RESUMO
Este ensaio propõe que a transdisciplinaridade, antes de tudo, é uma atitude
própria do sujeito, e não pode ser transferida a políticas ou instituições. Mas, pode ser mais bem compreendida com a ajuda da Filosofia. Essa aproximação é explorada a partir da relação dialética entre a disciplinaridade e a transdisciplinaridade, da mesma forma como se revela a dialética entre o Múltiplo e o Uno. Parte-se da ideia de que desenvolver atitude transdisciplinar significa transpor permanentemente os limites dos conhecimentos específicos, interagindo com outros modos de ver o mundo e permitindo a si mesmo colocar em questão as próprias crenças e certezas. A transdisciplinaridade aponta para uma educação científica integrada à artística, que contribui para a formação integral dos sujeitos.


Palavras-chave: Transdisciplinaridade, educação, ensino de ciências, filosofia,
formação integral

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Flores, J. F., & Rocha Filho, J. B. da. (2016). TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO. RevistAleph, (26). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39153

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas