TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39153Resumo
RESUMO
Este ensaio propõe que a transdisciplinaridade, antes de tudo, é uma atitude
própria do sujeito, e não pode ser transferida a políticas ou instituições. Mas, pode ser mais bem compreendida com a ajuda da Filosofia. Essa aproximação é explorada a partir da relação dialética entre a disciplinaridade e a transdisciplinaridade, da mesma forma como se revela a dialética entre o Múltiplo e o Uno. Parte-se da ideia de que desenvolver atitude transdisciplinar significa transpor permanentemente os limites dos conhecimentos específicos, interagindo com outros modos de ver o mundo e permitindo a si mesmo colocar em questão as próprias crenças e certezas. A transdisciplinaridade aponta para uma educação científica integrada à artística, que contribui para a formação integral dos sujeitos.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade, educação, ensino de ciências, filosofia,
formação integral
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 José Francisco Flores, João Bernardes da Rocha Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).