NÚMEROS DA EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM E ESCONDEM?
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39170Resumo
O objetivo deste texto é examinar, com base em pesquisa bibliográfica e
documental, a confiabilidade e comparabilidade de estatísticas educacionais,
descrever e analisar a evolução das matrículas estaduais, municipais e privadas na
educação básica no Brasil de 2006 a 2015, bem como apresentar um quadro da
participação das redes estadual, municipais e privadas na educação básica no Rio de Janeiro em 2015. Constata a dificuldade na confiabilidade de dados e
nomenclaturas educacionais, a diminuição de matrículas estaduais e municipais e o
crescimento de matrículas privadas no período, contradizendo o Fundeb,
apresentado oficialmente como um fundo que manteria e desenvolveria a educação
básica. O estudo revela uma participação muito desigual das redes estadual,
municipais e privadas na educação básica em 2015 de cada município do RJ.
Palavras-chave: Estatísticas educacionais, matrículas na educação básica no Brasil, Fundeb, matrículas na educação básica no Rio de Janeiro, privatização do ensino
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