NÚMEROS DA EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM E ESCONDEM?

Auteurs-es

  • Nicholas Davies

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39170

Résumé

O objetivo deste texto é examinar, com base em pesquisa bibliográfica e
documental, a confiabilidade e comparabilidade de estatísticas educacionais,
descrever e analisar a evolução das matrículas estaduais, municipais e privadas na
educação básica no Brasil de 2006 a 2015, bem como apresentar um quadro da
participação das redes estadual, municipais e privadas na educação básica no Rio de Janeiro em 2015. Constata a dificuldade na confiabilidade de dados e
nomenclaturas educacionais, a diminuição de matrículas estaduais e municipais e o
crescimento de matrículas privadas no período, contradizendo o Fundeb,
apresentado oficialmente como um fundo que manteria e desenvolveria a educação
básica. O estudo revela uma participação muito desigual das redes estadual,
municipais e privadas na educação básica em 2015 de cada município do RJ.


Palavras-chave: Estatísticas educacionais, matrículas na educação básica no Brasil, Fundeb, matrículas na educação básica no Rio de Janeiro, privatização do ensino

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2016-12-15

Comment citer

Davies, N. (2016). NÚMEROS DA EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM E ESCONDEM?. RevistAleph, (27). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39170