ANGÚSTIA, QUEIXA E DESEJO: O MAL-ESTAR DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39175Resumo
O trabalho visa analisar as práticas docentes numa abordagem que articula a matriz
da psicanálise, a partir da posição de Freud, com a educação, focando, na
observação dessas práticas, o lugar em que a angústia se produz no cotidiano das
relações escolares. Nesta direção será priorizado o estudo do mal-estar docente que
se constitui no dia a dia de sua prática, pesquisando as problemáticas dos
profissionais na área da educação, com ênfase naquilo que declaram como fonte de
sua principal queixa. A intenção não é achar uma solução definitiva, sendo esta uma
pretensão impossível, dado o fato de que o mal-estar é estrutural, mas convocar tais
profissionais para uma reflexão indagativa sobre o conteúdo presente no seu
próprio discurso a respeito do mal-estar em questão.
Palavras-chave: Relações escolares, mal estar docente, desejo de docência
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