APRENDEMOS NA ESCOLA OU APESAR DA ESCOLA?
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i27.39176Resumo
Este ensaio problematiza práticas escolares que ao afinarem-se com as demandas
produtivistas da sociedade contemporânea reafirmam uma (de)formação que,
segundo Anísio Teixeira, se funda numa “orientação de preparação especializada e
artificial para a vida”. Para além dessa perspectiva reducionista, encontramos no
conceito de experiência proposto por Jorge Larrosa Bondía, argumentos para uma
“educação menor”, como propõe Silvio Gallo. Educação essa que se rebela ao que
está instituído por uma “educação maior”, condicionada às políticas curriculares e
avaliativas que conformam e limitam “todos” a uma única esfera de eficiência.
Apostamos nas múltiplas possibilidades do aprender, optando por experimentar
expressões estéticas formativas, como processos permanentes de autoformação 63 e
transformação.
Palavras-Chave: Educação, experiência, aprendizagem, formação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Isabella de Mello Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).