POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PNEM-RJ NAS IMAGENS REVELADAS NOS PORTFÓLIOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39189Palavras-chave:
Formação continuada, portfólios, professores e estudantes do ensino médio,Resumo
Este artigo objetiva descrever a implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Rio de Janeiro enquanto política pública de formação docente no referido segmento de ensino. Buscou-se inicialmente relatar como foi desenvolvida a formação continuada dos professores nesse Estado. Um expressivo número de professores (14.109) participou da referida formação. Posteriormente, analisamos as narrativas sobre a formação continuada feitas pelos Formadores Regionais em portfólios. Tais relatos revelaram as impressões dos Formadores Regionais, assim como as dos Professores Orientadores de estudo que participaram da formação, sobre as repercussões do PNEM em suas vidas profissionais, assim como na vida dos jovens estudantes contemplados com a proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Regina Lúcia Cerqueira Dias, Rosane Barbosa Marendino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).