POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PNEM-RJ NAS IMAGENS REVELADAS NOS PORTFÓLIOS

Autores

  • Regina Lúcia Cerqueira Dias
  • Rosane Barbosa Marendino

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39189

Palavras-chave:

Formação continuada, portfólios, professores e estudantes do ensino médio,

Resumo

Este artigo objetiva descrever a implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Rio de Janeiro enquanto política pública de formação docente no referido segmento de ensino. Buscou-se inicialmente relatar como foi desenvolvida a formação continuada dos professores nesse Estado.  Um expressivo número de professores (14.109) participou da referida formação. Posteriormente, analisamos as narrativas sobre a formação continuada feitas pelos Formadores Regionais em portfólios. Tais relatos revelaram as impressões dos Formadores Regionais, assim como as dos Professores Orientadores de estudo que participaram da formação, sobre as repercussões do PNEM em suas vidas profissionais, assim como na vida dos jovens estudantes contemplados com a proposta. 

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Dias, R. L. C., & Marendino, R. B. (2017). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PNEM-RJ NAS IMAGENS REVELADAS NOS PORTFÓLIOS. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39189