CURSOS DE LICENCIATURA E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE O REFERENCIAL FREIREANO E A FORMAÇÃO INICIAL INSPIRADA PELA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39192Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, teoria freireana, processos formativos,Resumo
Este trabalho busca compreender o potencial freireano nos processos formativos a partir de um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente buscamos apresentar pressupostos teóricos e epistemológicos da proposta interdisciplinar em articulação com a teoria freireana, identificando semelhanças em termos de concepções e de atitudes perante o conhecimento, demandadas pelo educador. Em seguida, apresentamos o Programa de Educação Tutorial (PET) e percurso metodológico que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores (professora e licenciandos). As três principais fases da pesquisa são descritas de modo a destacar o caráter processual e coletivo de produção de conhecimentos no desenvolvimento do projeto. Nossos resultados indicam que as atividades de pesquisa, ensino e extensão orientadas por pressupostos freireanos e interdisciplinares conduzem a processos formativos que deflagram um educador comprometido com o contexto político, ético e sociocultural dos discentes e da comunidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Mônica Vasconcellos, Mylene Cristina Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).