CURSOS DE LICENCIATURA E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE O REFERENCIAL FREIREANO E A FORMAÇÃO INICIAL INSPIRADA PELA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Mônica Vasconcellos
  • Mylene Cristina Santiago

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39192

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, teoria freireana, processos formativos,

Resumo

Este trabalho busca compreender o potencial freireano nos processos formativos a partir de um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente buscamos apresentar pressupostos teóricos e epistemológicos da proposta interdisciplinar em articulação com a teoria freireana, identificando semelhanças em termos de concepções e de atitudes perante o conhecimento, demandadas pelo educador. Em seguida, apresentamos o Programa de Educação Tutorial (PET) e percurso metodológico que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores (professora e licenciandos). As três principais fases da pesquisa são descritas de modo a destacar o caráter processual e coletivo de produção de conhecimentos no desenvolvimento do projeto. Nossos resultados indicam que as atividades de pesquisa, ensino e extensão orientadas por pressupostos freireanos e interdisciplinares conduzem a processos formativos que deflagram um educador comprometido com o contexto político, ético e sociocultural dos discentes e da comunidade escolar.

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Vasconcellos, M., & Santiago, M. C. (2017). CURSOS DE LICENCIATURA E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE O REFERENCIAL FREIREANO E A FORMAÇÃO INICIAL INSPIRADA PELA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39192