CURSOS DE LICENCIATURA E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE O REFERENCIAL FREIREANO E A FORMAÇÃO INICIAL INSPIRADA PELA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39192Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, teoria freireana, processos formativos,Resumo
Este trabalho busca compreender o potencial freireano nos processos formativos a partir de um projeto que envolve ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente buscamos apresentar pressupostos teóricos e epistemológicos da proposta interdisciplinar em articulação com a teoria freireana, identificando semelhanças em termos de concepções e de atitudes perante o conhecimento, demandadas pelo educador. Em seguida, apresentamos o Programa de Educação Tutorial (PET) e percurso metodológico que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores (professora e licenciandos). As três principais fases da pesquisa são descritas de modo a destacar o caráter processual e coletivo de produção de conhecimentos no desenvolvimento do projeto. Nossos resultados indicam que as atividades de pesquisa, ensino e extensão orientadas por pressupostos freireanos e interdisciplinares conduzem a processos formativos que deflagram um educador comprometido com o contexto político, ético e sociocultural dos discentes e da comunidade escolar.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Mônica Vasconcellos, Mylene Cristina Santiago
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).