CONCEITUAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUA FACILITAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39194Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, aprendizagem mecânica, papel do professor, facilitação do ensino, evidência de significados,Resumo
Este trabalho versa sobre Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS)
desenvolvida por David Paul Ausubel. Trata-se de uma revisão bibliográfica
baseada em literaturas especializadas. Objetivou-se reunir as principais
características da TAS na facilitação do ensino. Inicialmente será conceituada a
teoria da aprendizagem significativa e como se processa na estrutura cognitiva.
Posteriormente, será abordado o papel do professor na facilitação da
aprendizagem para que seja significativa. A diferença entre aprendizagem
significativa e aprendizagem mecânica foi o que motivou a investigação sobre a
contribuição e aplicabilidade da teoria da aprendizagem significativa na sala de
aula. Qualquer um pode ar aula, mas não são todos os professores que
conseguem provocar aprendizagens que sejam significativas e importante para
quem aprende. Encurtar a distância entre a teoria e a prática para conquistar
um ensino de qualidade é trabalhar a favor de uma educação mais inclusiva e
igualitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Thayná Reneê Cavalcante da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).