EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NAS NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA MULTISSERIADA: REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA ESCOLA ATUAL E A MEDICALIZAÇÃO DA INDISCIPLINA

Autores

  • Luciana Fiamoncini
  • Celso Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39197

Palavras-chave:

memória social, psico-história, significado, medicalização da indisciplina,

Resumo

A memória é um tema que o senso comum relaciona às lembranças de um passado que já não existe. Mas essa maneira de pensá-la oculta uma reflexão sobre sua dimensão social, ética e política, bem como para pensar-se o presente. Nesse sentido, a memória é a duração que não passa, atua modificando continuamente o presente. O objetivo deste estudo é discutir a memória a partir do relato, gravado em meio digital, em entrevista semiestruturada de duas professoras e uma aluna que vivenciaram uma escola multisseriada da cidade de Rodeio – SC na década de 1960. A partir da análise de suas narrativas foi possível perceber aspectos relevantes da educação escolar, bem como aprofundar a reflexão sobre o tema da memória. Os resultados apontam que houve uma transformação da memória quanto ao sentido de escola, enaltecendo até mesmo os castigos físicos e promovendo um discurso sobre crise da escola atual. Em suas falas não se verifica o atual discurso sobre a medicalização da conduta da infância.

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Fiamoncini, L., & Kraemer, C. (2017). EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NAS NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA MULTISSERIADA: REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA ESCOLA ATUAL E A MEDICALIZAÇÃO DA INDISCIPLINA. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39197

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas