EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NAS NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA MULTISSERIADA: REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA ESCOLA ATUAL E A MEDICALIZAÇÃO DA INDISCIPLINA

Auteurs

  • Luciana Fiamoncini
  • Celso Kraemer

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39197

Mots-clés:

memória social, psico-história, significado, medicalização da indisciplina,

Résumé

A memória é um tema que o senso comum relaciona às lembranças de um passado que já não existe. Mas essa maneira de pensá-la oculta uma reflexão sobre sua dimensão social, ética e política, bem como para pensar-se o presente. Nesse sentido, a memória é a duração que não passa, atua modificando continuamente o presente. O objetivo deste estudo é discutir a memória a partir do relato, gravado em meio digital, em entrevista semiestruturada de duas professoras e uma aluna que vivenciaram uma escola multisseriada da cidade de Rodeio – SC na década de 1960. A partir da análise de suas narrativas foi possível perceber aspectos relevantes da educação escolar, bem como aprofundar a reflexão sobre o tema da memória. Os resultados apontam que houve uma transformação da memória quanto ao sentido de escola, enaltecendo até mesmo os castigos físicos e promovendo um discurso sobre crise da escola atual. Em suas falas não se verifica o atual discurso sobre a medicalização da conduta da infância.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2017-08-17

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas