A VIOLÊNCIA E A INDISCIPLINA ENQUANTO TRANSGRESSÕES QUE EXCLUEM O ALUNO DO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39198Palavras-chave:
Violência, indisciplina, escola, educação,Resumo
O artigo problematiza o debate sobre violência e indisciplina no ambiente escolar. A temática tem se convertido não apenas numa queixa recorrente dos agentes escolares, mas também numa preocupação candente da sociedade civil. Tomadas em geral como emblemas dos novos e incômodos tempos, violência e indisciplina constituem questões espinhosas que exigem uma sóbria contrapartida reflexiva, a fim de que evitemos uma leitura alarmista e aligeirada da questão. A metodologia de trabalho respaldou-se na análise do cotidiano escolar e em algumas pesquisas acadêmicas. As considerações finais são um panorama da complexidade de perspectivas que a discussão requer, apontando para as exigências da construção de um ethos escolar sempre efervescente, jamais ameaçador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Paulo Pires de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).