A VIOLÊNCIA E A INDISCIPLINA ENQUANTO TRANSGRESSÕES QUE EXCLUEM O ALUNO DO COTIDIANO ESCOLAR

Auteurs

  • Paulo Pires de Queiroz

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39198

Mots-clés:

Violência, indisciplina, escola, educação,

Résumé

O artigo problematiza o debate sobre violência e indisciplina no ambiente escolar. A temática tem se convertido não apenas numa queixa recorrente dos agentes escolares, mas também numa preocupação candente da sociedade civil. Tomadas em geral como emblemas dos novos e incômodos tempos, violência e indisciplina constituem questões espinhosas que exigem uma sóbria contrapartida reflexiva, a fim de que evitemos uma leitura alarmista e aligeirada da questão. A metodologia de trabalho respaldou-se na análise do cotidiano escolar e em algumas pesquisas acadêmicas. As considerações finais são um panorama da complexidade de perspectivas que a discussão requer, apontando para as exigências da construção de um ethos escolar sempre efervescente, jamais ameaçador.  

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Publiée

2017-08-17

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas