“ONDE ESTÁ O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?” OU, “ONDE NÃO ESTÁ O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?”

Autores

  • Lívia Larissa de Lima Lage
  • Adrianne Ogêda Guedes

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39199

Palavras-chave:

corpo, criança, Educação Infantil, formação docente, formação sensível,

Resumo

Neste ensaio propomos um olhar que dê visibilidade ao corpo no processo
educacional. A partir de nossos estudos, experiências e atuação no campo do
Corpo e Movimento, expomos reflexões sobre o lugar do corpo na Educação
Infantil, levando em conta, dialeticamente, o trabalho do sujeito docente
envolvido no cuidado e co-responsabilidade pela integridade e
desenvolvimento da criança. Falar sobre Educação Infantil, infância, corpo e
formação docente convoca novos olhares, pois a busca é de integração,
integralidade, inteireza, numa perspectiva educacional fortemente
sintonizada com as especificidades da criança. Nesse sentido, este ensaio
parte da dimensão do cuidado, borrando a cisão entre cuidado e educação e
aproximando o corpo do ambiente educacional escolar.

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Lage, L. L. de L., & Guedes, A. O. (2017). “ONDE ESTÁ O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?” OU, “ONDE NÃO ESTÁ O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?”. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39199

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas