PEDAGOGIA, LICENCIATURAS E AS NOVAS DCN: CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA INCONCILIÁVEIS

Autores

  • Mariana Lima Vilela

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39213

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia, Licenciatura, Diretrizes curriculares

Resumo

O texto se propõe a desenvolver reflexões sobre aproximações e distanciamentos entre os cursos de Pedagogia e das demais Licenciaturas perante as exigências das novas DCN (Resolução CNE-CP nº 2/2015). A reflexão resgata reformas da primeira década dos anos 2000 e aspectos das diferentes histórias e trajetórias dos cursos que subjazem diferentes concepções de docência e de formação. Em diálogo com referências da Formação de Professores, levanta alguns elementos para se pensar sobre que desafios se colocam para instituições formadoras ao se pensar uma integração entre Pedagogia e demais Licenciaturas e em que medidas as novas DCN contribuem para avançar por uma maior integração ou contribuir para ampliar a fragmentação entre a Pedagogia e as demais Licenciaturas.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Lima Vilela, M. (2017). PEDAGOGIA, LICENCIATURAS E AS NOVAS DCN: CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA INCONCILIÁVEIS. RevistAleph. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39213