MOVIMENTOS SOCIAIS E A FORMAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NA LUTA POR CRECHES EM SÃO GONÇALO: A EXPERIÊNCIA DO “ARTCRECHE”. SOCIAL MOVEMENTS AND THE POLITICAL FORMATION OF WOMEN IN THE FIGHT FOR DAY CARE: THE EXPERIENCE OF "ARTCRECHE" IN SÃO GONÇALO.

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39223

Palavras-chave:

Movimentos Sociais Urbanos, Lutas de Mulheres, Creches Comunitárias, Movimento Artcreche,

Resumo

Resumo O artigo objetiva inventariar e atualizar a luta de Movimentos Sociais urbanos, em especial do Movimento de Articulação das Creches de São Gonçalo (ArtCreche), que desde 1980 vem construindo uma pauta coletiva de demandas e lutas junto ao poder público e à sociedade civil em São Gonçalo. Do ponto de vista teórico-conceitual, enfocamos a luta do ArtCreche a partir do diálogo com autores/as que fazem alusão à eclosão dos movimentos populares na década de 1980, bem como ao seu refluxo no período de pós-democratização brasileira, e que remetem ao contexto de mudanças frente aos paradigmas clássicos e contemporâneos de participação popular. No artigo investigamos a luta de mulheres pelo direito à creche a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho participante, priorizando uma análise do poder local em diálogo com o conceito de hegemonia popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Goudard Tavares, M. T. (2017). MOVIMENTOS SOCIAIS E A FORMAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NA LUTA POR CRECHES EM SÃO GONÇALO: A EXPERIÊNCIA DO “ARTCRECHE”. SOCIAL MOVEMENTS AND THE POLITICAL FORMATION OF WOMEN IN THE FIGHT FOR DAY CARE: THE EXPERIENCE OF "ARTCRECHE" IN SÃO GONÇALO. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39223