O NEGRO NA UNIVERSIDADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS RELAÇÕES INTER-RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. THE BLACK IN THE UNIVERSITY: STUDENT PERCEPTIONS ON INTERRACIAL RELATIONS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF AMAPÁ
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39225Palavras-chave:
Ações afirmativas, Cotas raciais, Relações inter-raciais, Racismo, Amapá.Resumo
O presente artigo visa analisar as percepções de estudantes sobre as relações inter-raciais que se dão no ambiente acadêmico, bem como as dificuldades por eles enfrentadas, considerando a realidade do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá. A pesquisa se configura como estudo de caso em um enfoque qualitativo, com uso de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram a existência de alguns conflitos demandados por uma quantidade maior de negros naquele ambiente e que à primeira vista parecem não estar relacionados à questão racial. No entanto, o cotidiano dos estudantes negros aponta para uma realidade muitas vezes repleta de situações que não negam a existência de racismo e discriminação naquele espaço universitário, apesar dos avanços significativos nesse processo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Betel Pereira de Castro, Eugénia da Luz Silva Foster, Elivaldo Serrão Custódio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).