PARA ALÉM DA MONOCULTURA ESCOLAR: SOBRE REDES EDUCATIVAS INTERCULTURAIS E TRANSDISCIPLINARES. BEYOND SCHOOL MONOCULTURE: ABOUT INTERCULTURAL AND TRANSDISCIPLINARY EDUCATIONAL NETWORKS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39232Palavras-chave:
Redes educativas, Complexidade, Transdisciplinaridade, Interculturalidade,Resumo
O objetivo do presente trabalho é discutir o caráter intercultural e transdisciplinar
de práticas contra hegemônicas tecidas em rede no Espaço Cultural Vila Esperança e
na Escola Pluricultural Odé Kayodê, na Cidade de Goiás e centrados em valorizar as
culturas indígenas e afro-brasileiras. Discutimos redes educativas (ALVES, 2012),
complexidade (MORIN, 2002), transdisciplinaridade (MORAES, 2015) e
interculturalidade (CANDAU, 2012) para enxergar os cotidianos de modo plural e
sensível. Consideramos provisoriamente que as práticas citadas revelam aspectos
de interculturalidade e transdisciplinaridade na tessitura de redes educativas.
Também notamos que este contexto auxilia a pensar as diferenças culturais como
potência criativa para práticas educativas e para a formação humana integral.
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