PARA ALÉM DA MONOCULTURA ESCOLAR: SOBRE REDES EDUCATIVAS INTERCULTURAIS E TRANSDISCIPLINARES. BEYOND SCHOOL MONOCULTURE: ABOUT INTERCULTURAL AND TRANSDISCIPLINARY EDUCATIONAL NETWORKS

Autores

  • João Henrique Suanno

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39232

Palavras-chave:

Redes educativas, Complexidade, Transdisciplinaridade, Interculturalidade,

Resumo

O objetivo do presente trabalho é discutir o caráter intercultural e transdisciplinar
de práticas contra hegemônicas tecidas em rede no Espaço Cultural Vila Esperança e
na Escola Pluricultural Odé Kayodê, na Cidade de Goiás e centrados em valorizar as
culturas indígenas e afro-brasileiras. Discutimos redes educativas (ALVES, 2012),
complexidade (MORIN, 2002), transdisciplinaridade (MORAES, 2015) e
interculturalidade (CANDAU, 2012) para enxergar os cotidianos de modo plural e
sensível. Consideramos provisoriamente que as práticas citadas revelam aspectos
de interculturalidade e transdisciplinaridade na tessitura de redes educativas.
Também notamos que este contexto auxilia a pensar as diferenças culturais como
potência criativa para práticas educativas e para a formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Henrique Suanno, J. (2017). PARA ALÉM DA MONOCULTURA ESCOLAR: SOBRE REDES EDUCATIVAS INTERCULTURAIS E TRANSDISCIPLINARES. BEYOND SCHOOL MONOCULTURE: ABOUT INTERCULTURAL AND TRANSDISCIPLINARY EDUCATIONAL NETWORKS. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39232