MUSEU DO AMANHÃ: RECURSOS DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39237Palavras-chave:
Acessibilidade. Deficiência Visual. Museu do Amanhã. Piso Podotátil. Audioguia.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os recursos disponibilizados pelo Museu do Amanhã para acessibilidade de pessoas com deficiência visual: o piso podotátil e o audioguia. O estudo consiste em uma pesquisa de campo realizada no Museu do Amanhã e de levantamento bibliográfico sobre o tema e conteúdos relacionados. Para análise da acessibilidade no local e dos instrumentos oferecidos, foram considerados os seguintes itens: o nível de informação dado pelo audioguia e pelo piso podotátil para que a pessoa com deficiência visual possa se localizar e se locomover por todo o espaço com segurança; a audiodescrição das exposições; a utilização do piso para locais corretos e a presença de obstáculos durante o percurso. Os resultados indicam que o Museu do Amanhã ainda necessita realizar alterações no audioguia e no piso podotátil, para que a pessoa com deficiência visual tenha acesso a todas as exposições, assim como os demais visitantes do Museu.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Thaís Ferreira Bigate, Neuza Rejane Wille Lima, Renato Martins Redovalio Ferreira, Ruth Maria Mariani Braz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).