A PRODUÇÃO IDEOLÓGICA EM TORNO DO FRACASSO ESCOLAR: O CAPITAL COMO MANIPULADOR DAS NECESSIDADES HUMANAS

Autores

  • Danielle de Almeida Galante Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39239

Palavras-chave:

Medicalização na educação. Fracasso escolar. Ideologia. Fetichismo da mercadoria. Comunicação de massa.

Resumo

Diante do aumento do número de estudantes diagnosticados com alguma dificuldade de escolarização ou patologia supostamente verificada clinicamente, questiona-se o modo como esses diagnósticos são desenvolvidos e como é construída a ideologia em torno do fracasso escolar. A pesquisa buscou um entendimento do capital como manipulador das necessidades humanas, identificando a produção da sinestesia do consumo ligada ao fetichismo da mercadoria. A interdisciplinaridade possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo a ser valorizado no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa bibliográfica, almeja-se identificar teorias que auxiliem a compreensão das pseudonecessidades criadas pela comunicação de massa para veicular certo modo de vida ao difundir a ideologia dominante.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Galante Ferreira, D. de A. (2017). A PRODUÇÃO IDEOLÓGICA EM TORNO DO FRACASSO ESCOLAR: O CAPITAL COMO MANIPULADOR DAS NECESSIDADES HUMANAS. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39239