DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: A ESCOLA EM DISPUTA E O ENEM COMO PRETEXTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39240Palavras-chave:
Educação democrática. ENEM. Escola Sem Partido.Resumo
Este trabalho tem por finalidade analisar relações/contradições entre os argumentos propagados pelo Programa Escola Sem Partido e os documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação (MEC). Utilizamos como fontes o sítio do referido Programa e os documentos disponibilizados pelo MEC. As análises evidenciam um falso paradoxo criado pelos defensores dessa ideologia excludente que para contemplar os interesses privados que representam recorrem à amplificação dos pontos de tensão que pululam em nossa sociedade, por meio da propagação de discursos de ódio e do desprestígio do professor, entre outros. Na contramão desse movimento, nos posicionamos pela defesa da educação escolar pública e gratuita numa perspectiva democrática, sem perder de vista seu caráter social e inclusivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Mônica Vasconcellos de Oliveira Faria, Thayná Caldas Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).