DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: A ESCOLA EM DISPUTA E O ENEM COMO PRETEXTO

Autores

  • Mônica Vasconcellos de Oliveira Faria
  • Thayná Caldas Moreira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39240

Palavras-chave:

Educação democrática. ENEM. Escola Sem Partido.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar relações/contradições entre os argumentos propagados pelo Programa Escola Sem Partido e os documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação (MEC). Utilizamos como fontes o sítio do referido Programa e os documentos disponibilizados pelo MEC. As análises evidenciam um falso paradoxo criado pelos defensores dessa ideologia excludente que para contemplar os interesses privados que representam recorrem à amplificação dos pontos de tensão que pululam em nossa sociedade, por meio da propagação de discursos de ódio e do desprestígio do professor, entre outros. Na contramão desse movimento, nos posicionamos pela defesa da educação escolar pública e gratuita numa perspectiva democrática, sem perder de vista seu caráter social e inclusivo.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

de Oliveira Faria, M. V., & Moreira, T. C. (2017). DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO: A ESCOLA EM DISPUTA E O ENEM COMO PRETEXTO. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39240