“EU TÔ ASSUSTADO. NÃO QUERO SAIR DA MINHA ESCOLA.” REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. "I'M SCARED. I DO NOT WANT TO LEAVE MY SCHOOL ". REFLECTIONS ON THE TRANSITION OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FOR THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39255Palavras-chave:
Educação Infantil. Transição. Barreiras de aprendizagem. Cuidado. Early Childhood Education. Transition. Learning barriers. Care.Resumo
O artigo parte de um episódio de integração das crianças do último grupamento da Educação Infantil com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma mesma instituição pública. Destacam-se alguns fios presentes nessa trama ao abordar a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano enquanto inserção crítica que necessita de acolhimento. Fios que nos fazem problematizar e refletir sobre a importância do ambiente confiável, as barreiras de aprendizagem e o trabalho com o lúdico como possibilidade de uma transição que seja desejável pelas crianças. Além disso, busca-se nesse texto trazer a dimensão do cuidado numa perspectiva ética e política ao pensar nesse processo de transição das crianças entre esses dois segmentos.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 2 edição. Maria Alice e Afrânio Catani (orgs.) Petrópolis, Rj: Vozes, 1999.
BRASIL. Resolução CNE/CEB N°5, 17 de Dezembro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-
rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192
________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf
________. Resolução CNE/CEB N°7, 14 de Dezembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7246-
rceb007-10&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192
_______. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014 Disponível em:
http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf
de 2017>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Débora de Lima do Carmo, Maria Vitória Campos Mamede Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).