“EU TÔ ASSUSTADO. NÃO QUERO SAIR DA MINHA ESCOLA.” REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. "I'M SCARED. I DO NOT WANT TO LEAVE MY SCHOOL ". REFLECTIONS ON THE TRANSITION OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FOR THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION.

Autores

  • Débora de Lima do Carmo
  • Maria Vitória Campos Mamede Maia

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39255

Palavras-chave:

Educação Infantil. Transição. Barreiras de aprendizagem. Cuidado. Early Childhood Education. Transition. Learning barriers. Care.

Resumo

O artigo parte de um episódio de integração das crianças do último grupamento da Educação Infantil com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma mesma instituição pública. Destacam-se alguns fios presentes nessa trama ao abordar a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano enquanto inserção crítica que necessita de acolhimento. Fios que nos fazem problematizar e refletir sobre a importância do ambiente confiável, as barreiras de aprendizagem e o trabalho com o lúdico como possibilidade de uma transição que seja desejável pelas crianças. Além disso, busca-se nesse texto trazer a dimensão do cuidado numa perspectiva ética e política ao pensar nesse processo de transição das crianças entre esses dois segmentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 2 edição. Maria Alice e Afrânio Catani (orgs.) Petrópolis, Rj: Vozes, 1999.

BRASIL. Resolução CNE/CEB N°5, 17 de Dezembro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-

rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf

________. Resolução CNE/CEB N°7, 14 de Dezembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7246-

rceb007-10&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192

_______. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014 Disponível em:

http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

de 2017>

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

do Carmo, D. de L., & Maia, M. V. C. M. (2018). “EU TÔ ASSUSTADO. NÃO QUERO SAIR DA MINHA ESCOLA.” REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. "I’M SCARED. I DO NOT WANT TO LEAVE MY SCHOOL ". REFLECTIONS ON THE TRANSITION OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION FOR THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION. RevistAleph Ou Revista Aleph UFF, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39255